O período Taisho
A cultura gastronômica ocidental chega ao Japão
O período Taisho é conhecido pelo surgimento de bancos e grupos financeiros, além do "trabalhador assalariado".
Com a urbanização crescente, três alimentos ocidentais entraram em moda: croquete, tonkatsu (carne suína empanada) e curry. Então, a evolução da comida japonesa ocidentalizada no Japão teve início.
1913 - O 2º ano do período Taisho
O curry em pó é vendido pela primeira vez no Japão
Os clientes de Seisuke Urakami - fundador da “Urakami Shoten,” loja de materiais químicos medicinais predecessora do House Foods Group - começaram a pedir para que ele vendesse curry em pó.
O comerciante abraçou a oportunidade e dedicou-se a pesquisar o produto.
Foi o primeiro passo em direção à cultura dedicada ao curry do House Foods Group.
1926 - O 15º ano do período Taisho
Início da produção e venda do "Home Curry"
Seisuke Urakami herdou da Inada Food Factory a Kosaka Factory (na atual Higashi-osaka, Osaka), a marca registrada e os direitos para comercializar o "Home Curry".
Assim começaram seus negócios com a fabricação e a comercialização de produtos alimentícios.
Naquela época, porém, muita gente desconhecia o curry. Por isso, Seisuke enfrentou dificuldades no início da empresa.
Início do período Showa
A cultura da gastronomia ocidental
Embora os alimentos ocidentais aos poucos tenham se tornado populares nas casas japonesas, foi o hábito de frequentar restaurantes que realmente aumentou a sua difusão.
A gastronomia ocidental se popularizou em restaurantes baratos por todo o país.
1928 - O 3° ano do período Showa
O surgimento da “House Curry.”
A primeira promoção de produto por degustação do setor
Seisuke aprimorou seu produto e as vendas começaram a crescer. Por conselho de sua mulher, Yasuyo, ele mudou o nome da marca para "House curry".
Para se estabelecer no mercado, foi o primeiro a promover degustações como forma de propaganda: ele preparava o curry na frente dos consumidores e permitia que todos experimentassem a receita.
1952 - O 27º ano do período Showa
O "caminhão publicitário"
Usar um caminhão parecido com a embalagem do "Instant House Curry" contribuiu muito para o crescimento das vendas.
O veículo parava em frente a pequenas lojas por todo o país e tocava uma canção publicitária - um músico e um locutor ao microfone formavam o time,
O caminhão fez tanto sucesso que clientes de todo o país queriam que ele passasse em sua vizinhança.
De meados ao final do período Showa
Jantar no pós-guerra e no período de grande crescimento econômico
Por causa da guerra, Seisuke precisou interromper o crescimento de sua empresa. Depois do conflito, entretanto, o grande crescimento econômico permitiu que as famílias preparassem a comida ocidental em casa.
1963 - O 38º ano do período Showa
Surge o "Vermont Curry"
Seisuke aprimorou seu produto e as vendas começaram a crescer. Por conselho de sua mulher, Yasuyo, ele mudou o nome da marca para "House curry".
Para se estabelecer no mercado, foi o primeiro a promover degustações como forma de propaganda: ele preparava o curry na frente dos consumidores e permitia que todos experimentassem a receita.
1971 - O 46º ano do período Showa
O primeiro curry pronto da House Foods
Como pode ser mantido em temperatura ambiente por um longo tempo - e porque é possível servir o curry logo depois de aquecido -, o nome do produto usa a palavra "kukure", que significa "sem cozimento". Ele foi batizado de "House Kukure Curry".
Embora já existissem outros alimentos do tipo, eles não conseguiram se estabelecer no mercado (que, na época, não ultrapassava 12 bilhões de yens).
No início, houve dificuldades também com o Kukure Curry, mas mudamos bastante nossa estratégia de vendas ao alterar drasticamente sua imagem de mercado.
Vitrines forradas de embalagens vermelhas (curry suave) e amarelas (curry picante) e um comercial que dizia "as receitas de ano novo são boas, mas o curry também é!" foram muito comentadas e estabeleceram as bases para a popularização do curry pronto.
O período Heisei
Mudando conforme o tempo
Com mudanças no tamanho e na composição etária das famílias, é uma época que questiona, mais uma vez, a importância e a diversidade gastronômica.
2007 - O 19º ano do período Heisei
Comida espacial
Um dos três tipos de curry pronto japonês desenvolvidos com a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) especialmente para os astronautas do país foi certificado em junho de 2007 e vendido para o público como "Space Curry" (de carne).
Para ajudar no cotidiano em órbita - muito diferente da vida na Terra, por causa dos efeitos da gravidade zero e da radiação cóscmica -, criamos um curry único que contém mais cúrcuma e cálcio, além de ser mais substancioso e apimentado que nossos currys prontos comuns.
2011 - O 23º ano do período Heisei
O lançamento de um produto útil durante catástrofes
2011 foi o ano do grande terremoto no leste do Japão.
O House Foods lançou um curry que não precisa ser aquecido e pode ser usado como alimento de emergência em caso de catástrofe.
Feito sem o uso de sete ingredientes (ovo, leite, trigo, trigo-sarraceno, amendoim, camarão e caranguejo), também pode ser consumido em qualquer outra época. Leva menos tempo para ficar pronto e tem utilidade em diversas situações.
2013 - O 25º ano do período Heisei
50 anos depois do lançamento do "Vermont Curry"
O “Vermont Curry” foi criado por meio de tentativas e erros a partir de uma ideia de Ikuo Urakami, vice-presidente da House Foods na época, como um alimento para ser consumido em família. Tornou-se um sucesso alguns meses depois do lançamento e, hoje, vende a quantidade colossal de 2,1 bilhões de porções por ano.
Se você empilhasse todas as embalagens produzidas em apenas um ano, teria uma altura 700 vezes maior que o Monte Fuji, com seus 3.776 metros.
O curry se estabeleceu como um prato nacional do Japão reconhecido em todo o mundo.